O VESTIDO DE TREVO DE 4 FOLHAS
Ele se conserva com toda riqueza de detalhes. Reconstruo com as suas tiras e trilha sonora de uma vida. O tecido de um gorgorão tão forte que acompanhou os meus sapatinhos balé até ao salto alto da moça de 16 anos.
Existe uma tradição que o trevo de quatro folhas dá sorte e, segundo à lenda, cada folhinha representa um ciclo das quatro estações. Ele assumiu duas estações distintas da minha vida. Claro que havia outros vestidos, mas ele foi o companheiro das missas domingueiras, dos aniversários dos parentes e até do primeiro encontro de amor.
Crescendo junto comigo, “desce a bainha, afrouxe a cintura”, até chegar ao ponto de se transformar em saia, e imagine: ainda colocaram um babadinho para cobrir as pernas que cresceram depressa!
Reconstruir o vestido de trevos é segurar a minha juventude pela mão e, sem saber muito de mim, “vou perdendo morada/ na súbita lentidão/ de um destino que me vai sendo escasso”.
Oi, Maria Emília:
ResponderExcluirPassando aqui pra te desejar o melhor sucesso e a melhor sorte neste teu cantinho. Já o selecionei nos meus 'favoritos' para vir aqui de vez em quando apreciar sua escrita.
É sempre prazeiroso estar presente para ler as suas novidades que você escreve com tanta dedicação.
Portanto, repito, um grande sucesso!
Um beijo presente...
Bené Chaves