quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conversa com Bené




 Revi agora o “Mágico de Oz”. A grande arte cinematográfica  retém o tempo. A beleza do cinema me comove, é um espelho dos nossos desejos, dos nossos afetos e por isso sempre nos faz chorar.
Como a  beleza que reside na forma de um longo poema, há sempre um verso escolhido que fica entranhado na alma da gente. Assim mesmo são alguns filmes, cenas às vezes curtas que continuam protagonistas dos nossos mais íntimos segredos:
- A inesquecível cena da morte de "Cidadão Kane", quando o gênio Orson Welles mostra a luz da vida escapando pela janela e  escurecendo lentamente o quarto do morto, como   pálpebras adormecidas.
- Ah! Chaplin em "O Grande Ditador" e a divertida discussão sobre um tratado de paz. Mas é o barbeiro judeu quem nos oferece  o mais completo show, fazendo a barba do careca numa incrível coreografia, enquanto ouve no rádio a  Dança Húngara número 5 de Brahms.  
- E, agora, o filme "Amor", onde Georges (Jean-Louis Trintignant) é um pássaro acuado e, em busca da liberdade, abre as janelas e portas,  se prepara para o voo final junto com  seu grande amor, Anne (Emmanuelle Riva), e nos mostra a liberdade antes mesmo de nos apresentar a morte, numa bela  oração sobre o que verdadeiramente vale viver e sobre o que verdadeiramente vale morrer.
Enfim, Fellini: “O cinema é um modo divino de contar a vida”

Um comentário:

  1. Oi, Maria Emília:

    quanta honra vc me concede ao me colocar como título de sua bela crônica sobre o cinema e alguns maravilhosos filmes. Fico muito agradecido pela lembrança.Não mereço tanto.
    Mas, aproveito e digo que publicarei um livro de crônicas sobre assuntos mais da adolescência e tb falando de cinema. 'Crônicas Docemente Amorosas' é o título. Estou apenas aguardando que a gráfica libere o mesmo. Mas, não vou fazer lançamento. Sem badalações... e quem quiser adquirir o mesmo eu o levarei em domicílio. Ou então em livrarias que o aceitarem e banca de jornais. Vc tem Facebook? Uns quinze dias atrás eu publiquei a capa nesta chamada rede social.
    Depois entrarei em maiores detalhes...

    Um abraço,
    Bené

    ResponderExcluir