domingo, 28 de agosto de 2011

Conversa com o Poeta Diógenes da Cunha Lima

Conversa com o Poeta Diógenes da Cunha Lima

Quantas lembranças meu poeta querido, muito querido!
“Escreva alguma coisa sobre Verissimo de Melo”, do mesmo jeito Moema, nossa eterna Moema, dizia –Memilia faça um poema para Cunha, ele esta chegando e Alcides precisa fazer uma faixa, ou então escreva uma faixa BEM VINDO em todas as línguas: português, Frances, inglês, espanhol e alemão. Faça logo, Cunha está chegando – Ah poeta... são restos de amor... Quanta ternura! Mas não vamos ficar triste e porque tudo isso existe, tudo isso é triste e tudo isso é verdadeiro.
Um dia o poeta Ascenso Ferreira, de chapéu enorme, entra no bar de Nemesio  para  encontrar Berilo e, graças a Deus, eu estava por perto. Naquele vozeirão das “ eternas naus do sonho de Oropa França e Bahia”, eu curtia todos os gestos e palavras. E lá para tantas ele pediu licença, iria se encontrar com Verissimo de Melo no bar de Maria Boa. Berilo com um olhar meio em duvida, me pergunta: -Mary vamos lá deixar o poeta?  O convite foi logo aceito. Fomos de taxi para o bar de Maria Boa e chegando, ficamos ali na porta esperando Vivi. Eu fiquei com um olhão lá para dentro, fascinada com aquele ambiente cheirando a pecado, pensava que era cheio de alegria. Mas para minha surpresa, vi num recanto, numa mesa sozinho, um homem de meia idade diante de um copo de cerveja: um verdadeiro retrato da solidão! Ao lado, duas moças abraçadas dançavam um bolero. De longe, vi meu vizinho que me olhou assustado e logo sumiu. Foi tudo tão rápido ! Deixamos Ascenso com Vivi e voltamos no mesmo taxi. Fui para casa escondendo o meu pecado – achava que ninguém iria saber, era só meu e de Berilo.
Dias depois, chega minha irmã Recy, com um jornal, perguntando: - Que historia é essa você na casa de Maria Boa? Você vai explicar tudo para mamãe que ficou chorando. Mamãe repetia “duzentas” vezes: “criei minha filha com tanta dificuldade num colégio de freiras e ai, veja no que deu!”

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário