terça-feira, 30 de agosto de 2011

O vestido de trevo de quatro folhas


  O VESTIDO  DE TREVO DE 4 FOLHAS

Ele se conserva com toda riqueza de detalhes. Reconstruo com as suas tiras e trilha sonora de uma vida. O tecido de um gorgorão tão forte que acompanhou os meus sapatinhos balé até ao salto alto da moça de 16 anos.
Existe uma tradição que o trevo de quatro folhas dá sorte e, segundo à lenda, cada folhinha representa um ciclo das quatro estações. Ele assumiu duas  estações distintas  da minha vida. Claro  que havia outros vestidos, mas  ele foi o companheiro das missas domingueiras,  dos aniversários dos parentes e  até do primeiro encontro de amor.
 Crescendo junto comigo, “desce a bainha, afrouxe a cintura”, até chegar ao ponto de se transformar em saia, e imagine:  ainda colocaram um babadinho para cobrir as pernas que cresceram depressa!
 Reconstruir o vestido de trevos é segurar a minha juventude pela mão e, sem saber muito de mim, “vou perdendo morada/ na súbita lentidão/ de um destino que me vai sendo escasso”.


Um comentário:

  1. Oi, Maria Emília:

    Passando aqui pra te desejar o melhor sucesso e a melhor sorte neste teu cantinho. Já o selecionei nos meus 'favoritos' para vir aqui de vez em quando apreciar sua escrita.
    É sempre prazeiroso estar presente para ler as suas novidades que você escreve com tanta dedicação.
    Portanto, repito, um grande sucesso!
    Um beijo presente...
    Bené Chaves

    ResponderExcluir